Dia 14 de março de 2020, às 20 horas

The Untouchables, EUA, 1987, Drama, 119 minutos
Direção: Brian De Palma
Elenco: Kevin Costner, Sean Connery, Charles Martin Smith

 

O ano é 1930 e os Estados Unidos vivem sob a vigência da chamada Lei Seca. No município de Chicago, em particular, o contrabando ilegal de bebidas é controlado pelo chefe mafioso Al Capone (Robert De Niro), enquanto o agente federal Eliot Ness tenta frustradamente capturá-lo. Diante de várias tentativas fracassadas, Ness pede ajuda ao ex-policial Jim Malone (Sean Connery) para formar uma equipe contra o gângster. Juntam-se a eles George Stone, integrante da Academia de Polícia e Oscar Wallace, um simples contador que nunca pegou em uma arma. Por meio de emboscadas e investidas contra a equipe dos fora da lei, o grupo ganha notoriedade e passa a ser chamado pela imprensa como Os Intocáveis.
Mas, a descoberta de Wallace sobre o não pagamento correto de impostos por parte de Capone e sua acusação como sonegador, faz com que as ameaças contra o grupo se tornem maiores e mais perigosas. Com a ida do chefe dos gângsters ao tribunal, inicia-se um conflito indireto entre os “mocinhos” e os “bandidos”. Em uma das cenas mais famosas e tensas do longa, baseada em um outro clássico do cinema O Encouraçado Potenkin (1925, Serguei Eisenstein), Ness troca tiros em uma escadaria com o contador de Capone, a fim de conseguir seu depoimento contra o bandido.
Baseado em fatos reais, podendo ser mais uma biografia do que um drama, Os Intocáveis possui um elenco fortíssimo que condiz com o tema abordado na obra. Concorrente em várias categorias do Oscar, incluindo melhor trilha sonora pelo grande compositor Ennio Morricone, o filme ganhou na categoria de melhor ator coadjuvante pela atuação de Connery.

Carolina de Santis e Silva

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 14 ANOS
Contém: Conflitos Psicológicos, Tensão, Violência

TRAILER