O trânsito de Mercúrio foi acompanhado no Observatório

No dia 11 de novembro, segunda, o Observatório Dietrich Schiel do CDCC/USP ficou aberto ao público para a observação do Trânsito de Mercúrio, que ocorreu entre 09h30 e 15h05. Nesse dia, o menor dos planetas do Sistema Solar foi visto transitando pelo disco solar. Mercúrio, assim como Vênus, é um planeta mais próximo do Sol que a Terra e por isso ele periodicamente se interpõe exatamente entre a Terra e o astro-rei, de forma a podermos ver o seu minúsculo disco em frente ao grandioso disco solar.

Apesar das muitas nuvens, em alguns momentos o céu ficou um pouco mais limpo, permitindo a observação do fenômeno. Houve momentos que precisamos fechar a cúpula, pois houve até mesmo a ocorrência de uma garoa leve, por volta do meio-dia. Mas durante a maior parte das cerca de cinco horas e meia do fenômeno foi possível acompanhar o pequeno planeta transitando pelo Sol.

Com isso, 102 pessoas puderam apreciar o belo fenômeno por meio de três telescópios disponibilizados para a ocasião.

O próximo trânsito de Mercúrio totalmente visível em nossa localidade ocorrerá apenas em maio de 2049, embora tenhamos a ocorrência de um outro parcialmente visível antes, mas precisaremos esperar até novembro de 2032.

A equipe do Observatório agradece a presença do público.

Imagem: Foto trânsito tirada por um dos membros da equipe às 13h50. Mercúrio é o minúsculo ponto preto, abaixo e à esquerda do círculo avermelhado do Sol que adquire essa cor em virtude do filtro usado para amenizar a radiação solar, tornando a observação segura para os olhos. As manchas são nuvens que passaram em frente ao Sol no momento em que a foto estava sendo tirada. Crédito: Pedro Colucci/Observatório Dietrich Schiel/CDCC/USP

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top