Você está visualizando atualmente Atividades de Consórcio Acadêmico para a Excelência do Ensino de Graduação irão ocorrer no CDCC

A coordenadora do Consórcio é a diretora do CDCC e professora do IQSC, Salete Linhares Queiroz, e a coordenadora adjunta é a professora Vânia Massabni, da ESALQ

O Centro de Divulgação Científico e Cultural (CDCC) é o local de desenvolvimento das atividades de um dos projetos aprovados, que conta com a participação do IQSC, IFSC, ESALQ e FFCLRP. Portanto, estão incluídos os campi de São Carlos, Piracicaba e Ribeirão Preto, e os cursos envolvidos são Licenciatura em Ciências Exatas, Licenciatura em Ciências Agrárias e duas Licenciaturas em Ciências Biológicas.

A área de atuação do projeto é Formação de professores para a Educação Básica no cenário 2030. A coordenadora do projeto é a professora do IQSC e também diretora do CDCC, Salete Linhares Queiroz, e a coordenação adjunta será da professora da ESALQ Vânia Galindo Massabni. A equipe conta também com docentes do IFSC (Cibelle Celestino Silva e Nelma Regina Segnini Bossolan) e da FFCLRP (Marcelo Tadeu Motokane e Marcelo Pereira), somando mais de dez integrantes das Unidades mencionadas, entre docentes, servidores técnico-administrativos e pesquisadora colaboradora.

O objetivo do projeto é fornecer subsídios à formação inicial de professores da área de Ciências da Natureza no que tange à atuação em espaços de educação não formal. Os licenciandos irão vivenciar formas de contextualizar o conhecimento de áreas distintas, com abordagem interdisciplinar, a partir da elaboração e desenvolvimento entre alunos da Educação Básica de sequências didáticas investigativas baseadas em cinco cenários/exposições existentes no CDCC: Quintal Agroecológico; Jardim da Percepção; Exposição Bicho: quem te viu, quem te vê!;  Espaço da Física; Observatório Dietrich Schiel. As etapas da formação acontecerão, em sua maioria, de forma remota, no âmbito das Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento (ATPA) ou estágios de cada um dos cursos de graduação envolvidos.

O projeto deve proporcionar aos licenciandos experiências educativas para além do ambiente escolar, trazendo conhecimento sobre o potencial didático dos espaços de educação não formal e as possibilidades de articulação de ações educativas entre esses espaços e a escola. Além disso, a aproximação dos licenciandos com o CDCC, de forma real ou virtual, valoriza o local como espaços de integração da Ciência com a sociedade.