Logo e link para a página inicial do CDCC
CENTRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURAL
Facebook YouTube

Visitas

Educação Ambiental com ênfase em Resíduos Sólidos

Com o objetivo de sensibilizar os alunos com relação ao volume de resíduos produzidos na área urbana e propor sugestões para minimizá-lo, o CDCC oferece uma visita composta por três momentos:

Injetora de Plástico do CDCC

No CDCC é apresentada a injetora de plásticos, como ela pode ser utilizada na reciclagem deste material e discutida a complexidade e a viabilidade deste processo como alternativa de redução deste resíduo.

Ainda no CDCC, os alunos visitam o Quintal Agroecológico onde são mostradas alternativas para o tratamento dos resíduos domiciliares.

Quintal Ecológico do CDCC

Finalmente, a visita à Central de Valorização de Resíduos de São Carlos onde é apresentada a estrutura, funcionamento e manutenção de um aterro sanitário e onde pode ser sentido de forma bastante impactante o imenso volume de resíduos que são produzidos diariamente em nossa cidade.

Vista aérea do antigo Aterro Sanitário de São Carlos

Vista aérea do antigo Aterro Sanitário de São Carlos

Chorume

Lagoa de chorume

Nova Célula

Preparando nova célula

Regras e Orientações

  1. O agendamento da visita dependerá do devido preenchimento da ficha de inscrição pelo professor que acompanhará a visita.
  2. O professor é responsável pela disciplina dos alunos. O monitor tem autorização para interromper a visita parcialmente ou por completo se considerar necessário;
  3. A capacidade ideal de atendimento é de 45 alunos, podendo ser no máximo 50, que preferencialmente deverão estar cursando a mesma série ou séries consecutivas;
  4. Por motivo de segurança, os participantes deverão trajar roupa apropriada e confortável: boné, camiseta, calça comprida e sapato fechado;
  5. É necessário que os visitantes tragam água;
  6. Para aprimorar o nosso trabalho, é muito importante que o professor preencha a ficha de avaliação da visita que será encaminhada pela equipe responsável.
  7. A visita é acompanhada por monitores do CDCC, responsáveis pela abordagem dos conteúdos e pelas atividades/dinâmicas. Os monitores são convocados especialmente para atender cada visita, no horário e cronograma agendados. Atrasos e alterações do programa, realizados de última hora, poderão comprometer a atividade.

Agendamentos

Para maiores informações e agendamento, entrar em contato com Edson, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30 pelo telefone (16) 3373-8694 ou por email.

Para a confirmação do agendamento é necessário o envio da ficha de inscrição devidamente preenchida pelo professor que irá acompanhar a turma.