Curso para professores

Visitas Científicas Monitoradas como estratégias de aplicação didática I

de 5 de abril a 17 de maio de 2018

O Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da Universidade de São Paulo promove visitas científicas monitoradas para grupos de escolares como recurso didático no desenvolvimento de tais competências e habilidades desde 1986. Atualmente, possui um programa de visitas que compreende: visitas a campo, onde é possível refletir sobre a importância da conservação ambiental relacionadas às áreas naturais, ocupação urbana e destinação final dos resíduos sólidos; visitas à área de exposição do CDCC, onde podemos vivenciar as ciências de forma simples e agradável, seja interagindo com experimentos, percorrendo a trilha que atravessa os jardins de cerrado e mata ciliar; visitas ao Observatório Astronômico Dietrich Schiel, onde se observa o firmamento utilizando telescópios e se reflete sobre a Astronomia do cotidiano; visitas ao Quintal Agroecológico, que tem como objetivo propiciar aos visitantes a reflexão sobre a importância de resgatar a tradição dos quintais na área urbana e também destacar a questão da produção de alimentos saudáveis e o uso consciente do solo.

Este curso visa apresentar princípios e procedimentos sobre a realização de vistas em espaços não formais de ensino de ciências; apresentar e realizar as visitas à Área de Exposição do CDCC, ao Quintal Agroecológico e ao Bosque Santa Marta e; selecionar uma das visitas e elaborar uma atividade de ensino integrada à proposta curricular desenvolvida em sala de aula.

Público
O curso terá como público alvo professores/as e coordenadores/as e demais interessados que atuam na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.
Número mínimo de inscritos
Para que o curso possa ser oferecido serão necessárias, pelo menos, 10 inscrições.
Carga horária
O curso terá duração de 40 horas, sendo 4 horas de atividades teórico-reflexivas, 12 de visitas monitoradas, 4 de apresentação das propostas de atividades de ensino e 20 horas atividade complementar para elaboração das atividades de ensino.
Período de realização
De 5 de abril a 17 de maio de 2018, das 13h30 às 17h30, conforme cronograma abaixo.
Local de realização
CDCC/USP
Frequência mínima exigida:
75% da carga horária total.

Período de inscrições
As inscrições serão realizadas no período de 19 de fevereiro a 04 de março de 2018, por meio do preenchimento de formulário on line disponível no endereço: https://goo.gl/forms/Leuqvui3N5xnyh0p2 .
Número de vagas
Critérios de seleção
Caso o número de inscritos seja maior que o número de vagas, a seleção será baseada na ordem de inscrição (momento do envio do formulário on line.)

Os encontros sempre acontecerão nas quintas-feiras, das 13h30 às 17h30.

05/04/2018
Apresentação do Curso e da proposta do Programa de Visitas do CDCC.
12/04/2018
Visita: Exposição de Ciências.
19/04/2018
Visita: Quintal Agroecológico.
26/04/2018
Visita: Bosque Santa Marta.
Seleção de uma das visitas para elaboração de atividade de ensino.
17/05/2018
Apresentação das atividades de ensino e avaliação.
CDCC