Logo e link para a página inicial do CDCC
CENTRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURAL
Facebook YouTube

Curso para professores

Ensino de Matemática através da resolução de problemas

de 20 de março a 29 de maio de 2018

A Resolução de Problemas é uma metodologia de ensino que está sendo utilizada como ponto de partida e meio de se ensinar Matemática. Sob esse enfoque, problemas são propostos de modo a contribuir para a construção de novos conceitos e novos conteúdos, antes mesmo da apresentação desses conteúdos em linguagem matemática formal.

Este curso tem como objetivos:

Público
Professores do Ensino Fundamental I e II (nesse último caso, professores de Matemática).
Número mínimo de inscritos
Para que o curso possa ser oferecido serão necessárias, pelo menos, 10 inscrições.
Carga horária
O curso terá duração de 40 horas, sendo 20 horas de atividades teórico-reflexivas, 10 horas de trabalho em práticas de salas de aulas e 10h para a produção do diário de campo e apresentação aos colegas participantes.
Período de realização
De 20 de março a 29 de maio de 2018, das 19h às 21h, conforme cronograma abaixo.
Local de realização
Centro de Formação de Professores do Município de São Carlos (SP).
Frequência mínima exigida:
75% da carga horária total.

Inscrições

Período de inscrições
de 19 de fevereiro a 04 de março de 2018, por meio do preenchimento do formulário on line disponível no endereço: https://goo.gl/forms/W7FggZl23GUIWJ9J3.
Número de vagas
25
Critérios de seleção
Caso o número de inscritos seja maior que o número de vagas (25), a seleção será baseada em:
  1. ordem de inscrição (momento do envio do formulário on line.)
  2. sorteio, no caso de empate no envio da inscrição.

Cronograma

Os encontros sempre acontecerão nas terças-feiras, das 19 às 21 horas.

20/03/2018
  1. Discutir conteúdos curriculares de Matemática considerados problemáticos para os participantes em uma roda de conversa, com apoio da proposta curricular usada no município.
  2. Apresentar a Metodologia de Ensino através da Resolução de Problemas (MERP), numa perspectiva construtivista e sociocultural (discussões e interações teóricas).
27/03/2018
  • Apresentar a Metodologia de Ensino através da Resolução de Problemas (MERP), numa perspectiva construtivista e sociocultural (discussões e interações teóricas) (1ª e 2ª aulas).
03/04/2018
  • Apresentar exemplos de aplicação: problemas sendo resolvidos pelos participantes.
10/04/2018
  • Apresentar exemplos de aplicação: problemas sendo resolvidos pelos participantes.
17/04/2018
  • Discutir e apresentar teorias sobre o contrato didático e a avaliação segundo a MERP.
24/04/2018
  • Trabalhar em grupo para levantamento de problemas em livros didáticos e no “Caderno do aluno” (São Paulo, 2014) de Matemática que poderão ser usados nas práticas.
08/05/2018
  • Planejar as atividades práticas em grupos (aplicações paralelas em sala de aula, desse planejamento).
15/05/2018
  • Discutir sobre aspectos cognitivos, linguísticos e sociais que podem ser desenvolvidos em sala de aula, com essa metodologia.
22/05/2018
  • Aprofundar teorias sobre o referencial Vygotskiano de desenvolvimento.
29/05/2018
  • Socializar os resultados de aplicação nas práticas e encerramento do curso.
CDCC