Curso para professores

Ensinar Ciências por Investigação:
Programa ABC na Educação Científica
Mão na Massa

de 16 de março a 30 de maio de 2018

A proposta do Programa ABC na Educação Científica – Mão na Massa possibilita provocar momentos de reflexão e desperta a curiosidade, permitindo que o trabalho investigativo dos alunos assuma múltiplas formas: manipulação, questionamentos, direito ao tateamento e ao erro, observação, expressão, comunicação, verificação. Oferece aos alunos condições necessárias para que possam articular o conhecimento científico, o desenvolvimento de habilidades e o domínio da língua falada e escrita.

Público
Professores e Coordenadores Pedagógicos que atuam na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Carga horária
O curso terá duração de 30h, sendo 3 encontros presenciais de 8h e relatório de desenvolvimento de atividade realizada em sala de aula correspondente a 6 horas. Os encontros acontecerão em março, abril e maio de 2018, conforme cronograma abaixo.
Frequência mínima exigida:
75% da carga horária total.

Período de inscrições
de 26 de fevereiro a 4 de março, por meio do preenchimento do formulário on line disponível no endereço: https://goo.gl/forms/V7W1DDkbWMMtXaNh1.
Número de vagas
Número mínimo de alunos
Critérios de seleção
  1. Ser professor ou coordenador pedagógico que esteja atuando na Educação Infantil ou no Ensino Fundamental I.
  2. Professor ou coordenador pedagógico que não tenha participado de curso do programa ABC na Educação Científica-Mão na Massa, anteriormente.
  3. Análise justificativa de interesse. (ficha de inscrição)

Os encontros são de 8 horas: 4h pela manhã e 4h à tarde.

16/03/2018 - Encontro 1 (8h)
  • Apresentação da proposta metodológica do programa “ABC na Educação Científica - Mão na Massa”
  • A Argumentação no Ensino de Ciências
  • Realização de atividade experimental (ebulição da água) com a proposta metodológica do programa, com reflexão e discussão sobre a importância da observação e do registro nas aulas de Ciências.
  • Realização de atividade experimental (evaporação da água) utilizando a proposta metodológica do programa: discussão sobre as variáveis envolvidas, seu isolamento e os resultados obtidos na investigação.
23/03/2018 - Encontro 2 (8h)
  • Continuação da atividade experimental (evaporação da água) iniciada no encontro anterior.
  • Discussão e conclusão sobre o processo de vaporização da água.
  • Realização de atividade experimental (condensação da água), utilizando a proposta investigativa do programa.
06/04/2018 - Encontro 3 (8h)
  • Experimento investigativo de simulação do mecanismo de formação da chuva, utilizando os conceitos abordados nos encontros anteriores.
  • Realizar atividade de campo como estratégia para investigação. A importância de definir os objetivos da atividade e os dados que serão coletados para um estudo posterior.
30/05/2018
  • Entrega do relatório de aplicação, em sala de aula, da proposta metodológica do programa em uma atividade de ciências.
CDCC