Eclipse Solar: acompanhe a transmissão ao vivo que ocorre na próxima segunda, dia 14 de dezembro

Observatório fará live do fenômeno comentada por membros da equipe

Na próxima segunda, dia 14 de dezembro, a partir das 12h30, o Observatório Dietrich Schiel do CDCC/USP realizará a transmissão ao vivo do eclipse solar previsto para essa data.

Em virtude das medidas de isolamento causadas pela pandemia do novo coronavírus, não haverá atendimento presencial.

A transmissão será feita a partir do principal telescópio do Observatório Dietrich Schiel, o refrator centenário Grubb 204/3000. A transmissão, que ocorrerá entre 12h30 e 15h15, também contará com a participação de membros da equipe do Observatório, que farão comentários sobre o eclipse e as formas seguras de observá-lo ao longo da transmissão.

IMPORTANTE: nunca olhe diretamente para Sol, esteja ele eclipsado ou não, muito menos com óculos escuros, filmes fotográficos velados, chapas de radiografia ou quaisquer instrumentos ópticos! Para uma observação segura do Sol, acompanhe a nossa transmissão e os comentários da equipe durante o fenômeno!

Um eclipse solar ocorre quando a Lua se interpõe entre o Sol e a Terra. A Lua, nessa ocasião, lança uma sombra sobre a superfície do nosso planeta. Nas localidades atingidas pela sombra da Lua é observado o eclipse solar. A maior parte do território nacional poderá observar o eclipse, mas em nosso país ele será parcial. Isso significa que a Lua não encobre completamente o disco solar. Em especial, para a região de São Carlos, cerca de 25% do disco solar será encoberto pela Lua.

Para acessar a atividade e mais informações sobre o fenômeno, acesse:

Observação: Vale lembrar que a transmissão do eclipse depende de condições meteorológicas favoráveis. Em caso de mau tempo, faremos uma live, mas sem as imagens do eclipse obtidas a partir de São Carlos.

Sobre a imagem: Foto de um eclipse parcial que ocorreu no dia 23 de outubro de 2014. O disco do Sol parece ter sido “mordido”. A “mordida” é a parte do disco da Lua se interpondo entre nós e o Sol. Crédito da imagem: NASA/T. Ruen, disponível em https://www.nasa.gov/content/goddard/how-to-safely-watch-the-october-23-partial-solar-eclipse/

2 Comments

  1. edson davila14/12/2020

    Bom dia
    Qual o link da transmissão ao vivo

    Responder
    1. dircdcc21/12/2020

      Espero que tenha conseguido assistir. Foi transmitido pelo Facebook do observatório. Hoje teremos uma outra transmissão. Aguardamos você.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top