Logo e link para a página inicial do CDCC
CENTRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURAL
Facebook YouTube

Dia 17 de novembro de 2018, às 20 horas

Jules e Jim - Uma mulher para dois

Jules et Jim, França, 1962, Romance, 105 minutos
Direção: François Truffaut
Elenco: Jeanne Moreau, Oskar Werner, Henri Serre

Cartaz

O filme conta a história de Jules (Oskar Wener), um tímido imigrante austríaco, e Jim (Henri Serre), um francês culto e extrovertido, dois grandes amigos da França do início do século XX que passam seus dias fazendo atividades juntos, como treinar boxe, jogar dominó ou dialogar sobre temas banais. A rotina de ambos muda quando estes retornam de uma viagem à Grécia e conhecem a carismática Catherine (Jeanne Moreau), uma mulher divertida que desperta o interesse dos dois amigos, e logo estes formam um trio inseparável.

Catherine, com sua personalidade contagiante, acaba conquistando tanto o coração de Jim quanto o de Jules, dando início à uma relação aberta entre os três, vivendo uma linha tênue entre paixão e amizade, onde eles passam a tentar aproveitar os prazeres da vida ao máximo, sem limitações dentro deste relacionamento.

Tudo muda com o estouro da Primeira Guerra Mundial, onde Jules e Jim são obrigados a servir cada um ao seu país em lados opostos do conflito. Ambos se reencontram algum tempo depois, quando Jules, já casado com Catherine, mantém uma relação amorosa e problemática, já que a moça passa a ter vários casos extraconjugais, inclusive com seu melhor amigo Jim, que acaba também se apaixonando por ela. A partir, daí o trio passa a viver experiências conflituosas onde ambos os rapazes se encontram apaixonados por Catherine, enquanto ela revela seu lado instável, oscilando sua atenção e desejo entre os dois amigos.

O longa, baseado no livro de mesmo nome e dirigido por François Truffat, foi lançado na década de 1960, época em que movimentos que idealizavam a libertação pessoal estavam se tornando populares no mundo todo. Com o estouro da revolução sexual, que desafiava os códigos tradicionais de comportamentos relacionados à sexualidade humana e relações amorosas, o diretor foi muito feliz em contextualizar os movimentos sociais da época com o relacionamento aberto vivido pelo trio, mostrando todos os prazeres e conflitos que este poderia trazer aos personagens.

Douglas Gomes Lima dos Santos

NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 14 ANOS
Tema: Relações Humanas
Contém: Diálogos adultos

No programa, antes da exibição do longa metragem

XII Mostra de Videodança de São Carlos

Panorama Europa

Ring(Espanha, 6 minutos)
Direção: Elsa Montenegro
Akasha (Suiça, 5 minutos)
Direção: Sean Wirz
Dafne (França, 3 minutos)
Direção: Nicolas Jalu

TRAILER