Logo e link para a página inicial do CDCC
CENTRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURAL
Facebook YouTube

Dia 27 de outubro de 2018, às 20 horas

O Testamento do Dr. Mabuse

Das Testament des Dr. Mabuse, Alemanha, 1933, Policial, 122 minutos
Direção: Fritz Lang
Elenco: Rudolf Klein-Rogge, Otto Wernicke, Gustav Diessl

Cartaz

Após passar dias escondido numa loja investigando uma conspiração criminosa, o ex detetive Hoffmeister é ferido por tiros ao tentar compartilhar uma informação preciosa com seu antigo superior, o inspetor Lohman. Este episódio culminou no desenvolvimento de uma esquizofrenia em Hoffmeister que o levaria ao mesmo hospício onde se encontra o Dr. Mabuse, um gênio do crime que se encontra em estado catatônico e passa seus dias escrevendo freneticamente. Kramm, um funcionário do hospício, ao ler estes escritos, é assassinado após descobrir que Mabuse pode ser mandante de uma série de crimes cometidos por uma gangue, o que leva Lohman a iniciar uma investigação para solucionar o caso.

Do outro lado da história, temos Thomas Kent, um dos membros da gangue que divide sua vida entre uma paixão por Lilli e as atividades criminosas do grupo. Movido por causa dos sentimentos pela jovem amada, Kent decide abandonar a gangue e informar à polícia sobre quadrilha e seus planos, entretanto, essa atitude acaba colocando o casal em perigo. Com o surgimento de novas pistas, a investigação de Lohman se intensifica e culminam na suspeita de alguém que se mostra obcecado por Mabuse e possuí relações com o sequestro do casal.

O longa foi lançado em 1933, na época em que Adolf Hitler ascendia ao poder do que se tornaria a Alemanha Nazista. Durante este período, o país passou por vários tipos de censura, ato característico de um regime totalitário, acarretando na proibição do filme em solo alemão. A obra faz parte da consagrada trilogia de Fritz Lang, importante diretor que se consolidou na fase expressionista do cinema alemão, refletindo em suas obras todas as angústias sofridas por uma Berlim pré-guerra.

Douglas Gomes Lima dos Santos

NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 14 ANOS
Tema: Loucura
Contém: Inadequações e violência

TRAILER