Logo e link para a página inicial do CDCC
CENTRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURAL
Facebook YouTube

Dia 6 de outubro de 2018, às 20 horas

Todos os Homens do Presidente

All the President's Men, EUA, 1976, Drama, 138 minutos
Direção: Alan J. Pakula
Elenco: Dustin Hoffman, Robert Redford, Jack Warden

Cartaz

Em 1972, meses antes da reeleição de Richard Nixon, representante do partido republicano e presidente dos EUA, cinco invasores são presos em flagrante tentando grampear telefones nos escritórios dos Democratas do complexo de edifícios Watergate. Porém, essa invasão que parecia ser apenas um crime comum e não ganharia tanta notoriedade na imprensa, acabou atingindo patamares que mudariam a esfera da política norte-americana. Nesse cenário, surgem dois repórteres investigativos do jornal Washington Post para acompanhar o caso: Carl Bernestein (Dustin Hoffman) que, com sua experiência, se junta a Robert Woodward (Robert Redford), um iniciante no ramo do jornalismo, para irem atrás das pistas que surgem durante as investigações.

Em certo momento, antes de terem noção da grandiosidade do que estavam lidando, uma fonte de grande importância entra na história para guiar a dupla de forma decisiva: Garganta Profunda, um informante misterioso que se encontra periodicamente com Woodward para lhe dar pistas sobre o caso. Logo eles descobrem que, o que parecia ser um simples assalto, era na verdade um escândalo de corrupção, espionagem e lavagem de dinheiro envolvendo o até então presidente dos EUA, a CIA e o FBI.

Tendo em mente a magnitude dos fatos com que estavam lidando, Robert e Carl entram em uma busca incessante para encontrar fontes oficiais e confiáveis que possibilitem a confirmação de tais informações para que, assim, possam publicar uma notícia digna de primeira página e que revele uma face obscura do governo norte-americano da época.

O filme, lançado em 1976, ganhador de 4 Oscars e inspirado no livro de mesmo nome lançado por Carl e Robert, ainda se mostra uma obra com críticas atuais, nos colocando na pele de alguém que trabalha com jornalismo investigativo de uma outra época, da qual se priorizava a confiança das informações e realidade dos fatos, diferentemente da atual mídia que, muitas vezes, valoriza apenas manchetes pouco preocupadas com a verdade.

Douglas Gomes Lima dos Santos

NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 14 ANOS
Tema: Escândalo político
Contém: Temática adulta, violência

TRAILER