Logo e link para a página inicial do CDCC
CENTRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURAL
Facebook YouTube

Dia 29 de setembro de 2018, às 20 horas

Itinerância do
29º Festival de Curtas Metragens de São Paulo
Kinoforum

Curta Kinoforum

O Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo – Curta Kinoforum é um dos maiores e mais tradicionais eventos dedicados ao formato do curta-metragem no mundo.

Realizado desde 1990 na cidade de São Paulo, já se tornou um marco na agenda cultural da cidade por sua programação ampla e diversificada, que é exibida gratuitamente em diversas salas de cinema e centros culturais na cidade.

A cada ano, o Festival seleciona cerca de 400 produções de uma ampla gama de países, procurando representar a diversidade e a variedade da produção de curta metragem no mundo, e ampliar o diálogo do audiovisual internacional com a produção latino-americana.

Curtas selecionados

As Melhores Noites de Veroni

2017, Ficção, 16 minutos, AL, Direção: Ulisses Arthur

Enquanto seu marido passa os dias na estrada, Veroni encontra nas noites uma forma de transcender e responder a seus dilemas amorosos.

Carreira do filme: 50º Festival de Brasília de Cinema Brasileiro, Brasília, Brasil, 2017

X Janela Internacional de Cinema de Recife, Recife, Brasil, 2017

Convite Vermelho

2017, Ficção, 16 minutos, RJ, Direção: João Victor Almeida

A rotina com os afazeres domésticos ocupa boa parte do dia da Cristina. Os ruídos desses movimentos ecoam por todos os cômodos vazios da casa. A chegada de um convite inesperado interrompe os seus costumes e a levará para um tocante reencontro, repleto de orgulho e saudade.

Carreira do filme: Recifest: Festival de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero, Recife, Brasil, 2017 - Menção honrosa pela Federação Pernambucana de Cineclubes

Mini Miss

2018, Documentário, 15 minutos, PE, Direção: Rachel Ellis

Sob a perspectiva de uma criança de 4 anos, acompanha 5 meninas entre 3 e 5 anos que participam do concurso de beleza Mini Miss Baby Brasil. O filme oferece uma visão sobre a primeira infância, mostrando a capacidade nata de resistência das crianças num mundo dominado por normas e desejos de adultos.

Carreira do filme: True/False Film Fest, Columbia, Estados Unidos, 2018

Òpárà de Òsún: Quando Tudo Nasce

2018, Animação, 4 minutos, BA, Direção: Pâmela Peregrino

O curta de animação “Òpárá de Òsùn: quando tudo cria" conta a história da Orixá das águas doces, que no Candomblé é Òsùn a deusa da fertilidade que faz tudo crescer na força do Axé.

Aconteceu Naquela Manhã

2018, Animação, 5 minutos, SP, Direção: Arnaldo Galvão

Quando acorda, naquela manhã igual todas as outras, André descobre que estava diferente do que costumava ser. Ele sabe que essa mudança irá provocar um choque na sociedade e mudará sua vida e trabalho, mas ele decide continuar, abraçando sua nova condição.

Um Filme de Baixo Orçamento

2018, Ficção, 13 minutos, SP, Direção: Paulo Leierer

Misto de institucional, imagens de arquivo, documentário e making of, Um Filme de Baixo Orçamento é a tentativa de cientistas do "Instituto Brasileiro de Pesquisas Alternativas e De Segunda Importância" de combaterem a falta de verba, o fechamento do instituto e a tentarem manter seus sonhos vivos.

Impávido Colosso

2018, Documentário, 14 minutos, SE, Direção: Marcelo Ikeda, Fábio Rogério

A partir de uma montagem da propaganda política obrigatória para a eleição presidencial de 1989, Impávido Colosso apresenta um debate da política no país por meio de uma reflexão sobre os discursos dos principais candidatos e sua atualidade nos rumos políticos do Brasil de hoje.


Alunos Curadores (Departamento de Artes e Comunicação – UFSCar)