Logo e link para a página inicial do CDCC
CENTRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURAL
Facebook YouTube

Dia 22 de setembro de 2018, às 20 horas

Dr. Fantástico

Dr. Strangelove or: How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb, EUA, 1964, Comédia, 95 minutos
Direção: Stanley Kubrick
Elenco: Peter Sellers, George C. Scott, Sterling Hayden

Cartaz

A década de 1960 foi, certamente, o ápice do absurdo clima de tensão entre URSS e EUA e suas visões antagonistas de mundo, a chamada Guerra Fria. Os soviéticos haviam construído o muro de Berlim, um símbolo da polarização da época, e o episódio conhecido como Crise dos Mísseis de Cuba trouxera ao mundo o medo de uma guerra nuclear iminente. É nesse contexto perturbado que o já renomado Stanley Kubrick lança o que viria a se tornar uma das maiores comédias já feitas, Dr. Fantástico ou Como Aprendi a Parar de Temer e a Amar a Bomba.

O general Jack D. Ripper é o comandante de uma importante base aérea americana. Ele tem uma obsessão com os comunistas, acreditando que eles são os responsáveis por adicionar produtos tóxicos na água dos EUA, o que estaria prejudicando os “fluidos corporais” das pessoas. Para dar um fim nisso, ele dá início ao plano R, criado para o caso de um ataque ao governo central em Washington, que manda os bombardeiros lançarem imediatamente bombas de hidrogênio sobre o território soviético.

Ao se dar conta do que está acontecendo, o presidente dos EUA, Merkin Muffley, convoca um conselho de segurança para encontrar uma solução antes do ataque acontecer. No enorme salão de reunião várias autoridades, um tanto cômicas, deliberam a guerra iminente, entre elas o anticomunista General Buck Turgidson, o cientista com tendências nazistas Dr. Strangelove e o embaixador soviético Alexei de Sadeski, que anuncia a existência de uma “máquina do juízo final”.

Peter Sellers, conhecido dos filmes da Pantera Cor-de-Rosa, foi a peça chave que ajudou Stanley Kubrick a fazer seu primeiro, mas genial, filme de comédia. O ator era conhecido por conseguir dar vida a vários personagens no mesmo filme, e aqui não foi diferente. Sellers interpreta três papeis: o presidente Muffley, o Dr. Strangelove e o oficial Mandrake. O humor negro e as críticas do filme a Guerra Fria são pesados, mas mostram o risco da concentração do poder bélico nas mãos de poucos.

Felipe Augusto Hencklain

NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 10 ANOS
Tema: Política
Contém: Violência

TRAILER