Logo e link para a página inicial do CDCC
CENTRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURAL
Facebook YouTube

Dia 15 de setembro de 2018, às 20 horas

Sabor da Vida

An, Japão, 2015, Drama, 113 minutos
Direção: Naomi Kawase
Elenco: Kirin Kiki, Masatoshi Nagase, Kyara Uchida

Cartaz

Sentaro é um homem amargurado que gerencia uma pequena loja de dorayakis, um tradicional doce japonês feito com duas panquecas recheadas com an, uma pasta de feijão. Ele mesmo não aprecia muito os doces, mas como deve dinheiro ao dono do estabelecimento, continua a vendê-los, contando com as visitas de Wakana, uma jovem que abandonou os estudos por causa dos pais ausentes.

A rotina de Sentaro muda quando recebe a visita de Tokue, uma senhora de 76 anos com as mãos deformadas que, atraída por um anúncio de procura por ajudantes, pede um emprego ao cozinheiro. Argumentando que a mulher seria muito idosa e não suportaria o serviço pesado, ele inicialmente recusa, mas muda de ideia quando, por insistência de Tokue, prova a pasta de feijão que ela faz e a contrata. A idosa tem uma relação quase animista com a natureza, tratando com carinho as árvores, o vento e, especialmente, os feijões com que trabalha. O sabor do an feito por Tokue atrai uma grande clientela, mas logo surge o rumor de que as deformações nas mãos da mulher são sinal de lepra.

Lepra era o nome dado a uma doença infecciosa e que hoje é chamada hanseníase. A doença é conhecida desde a Antiguidade e aparece com frequência na Bíblia, onde se destaca a segregação e ojeriza com que o leproso era tratado. No século XX, foram instituídos os leprosários, lugares isolados para onde os leprosos eram mandados a fim de impedir seu convívio social. Curiosamente, o Japão foi o último país do mundo a dar fim aos leprosários, em 1996. Muitos idosos foram “libertados” para integrar uma sociedade que não os queria por perto. É em torno do preconceito e da solidão desses rejeitados que gira o filme Sabor da Vida, que, mesmo melancólico, é uma celebração da vida.

Felipe Augusto Hencklain

NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 10 ANOS
Tema: Convivência social
Contém: Drogas lícitas

TRAILER