Logo e link para a página inicial do CDCC
CENTRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURAL
Facebook YouTube

Dia 18 de agosto de 2018, às 20 horas

Abandonada

Gli Sbandati, Itália, 1955, Drama, 77 minutos
Direção: Francesco Maselli
Elenco: Lucia Bosé, Isa Miranda, Jean-Pierre Mocky

Cartaz

A Segunda Guerra Mundial foi tão devastadora e trouxe mudanças tão profundas para o mundo moderno, que não é de se admirar o número de cineastas que resolveram representar essa época sombria da História. Filmes mostrando a ascensão dos regimes fascista e nazista, o nacionalismo exacerbado, o terror do Holocausto e os próprios combates são muito comuns para nós. O longa Abandonada também se encaixa nesse contexto, mas foca em um período muito pouco explorado no cinema: a queda do fascismo na Itália e o sentimento dúbio que tomou sua população.

A Condessa Luisa e seu filho Andrea se mudam para sua casa de campo, no interior da Itália, para fugir da guerra que acometia o país em 1943. Com eles moram Carlo e Feruccio, respectivamente primo e amigo de infância de Andrea. Os jovens vivem uma vida despreocupada, tomando sol e nadando, sem ligar para os rumores distantes dos bombardeamentos. Tudo começa a mudar quando, mesmo a contragosto de sua mãe, Andrea é pressionado a dar abrigo a uma pobre família de refugiados da guerra. Ele acaba se apaixonando por uma jovem dessa família, a operária Lucia, e mesmo após alguns conflitos, os dois formam um casal e Andrea finalmente começa a ver os horrores do mundo com outros olhos.

Quando Mussolini finalmente caiu e a Itália aceitou se render em 1943, a população italiana se dividiu. Eles continuariam sendo nacionalistas e defendendo o governo fascista ou aceitariam a trégua proposta pelos Aliados? Com as informações que temos hoje, a escolha pode parecer simples, mas provavelmente não o fosse para eles. No final, Abandonada resume essa escolha entre manter os próprios privilégios ou abandoná-los em prol dos injustiçados.

Felipe Augusto Hencklain

LIVRE PARA TODOS OS PÚBLICOS
Tema: Guerra

TRAILER