Logo e link para a página inicial do CDCC
CENTRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURAL
Facebook YouTube

Dia 7 de abril de 2018, às 20 horas

Sabotador

Saboteur, EUA, 1942, Suspense, 109 minutos
Direção: Alfred Hitchcock
Elenco: Priscilla Lane, Robert Cummings, Otto Kruger

Cartaz

Em meio aos esforços de guerra, Barry Kane é operário em uma fábrica de aviões usados durante a Segunda Guerra Mundial. Em um dia comum no trabalho, ele acaba esbarrando e conhecendo, em um encontro cheio de tensão, o misterioso funcionário Frank Fry. No mesmo dia, repentinamente, a fábrica começa a arder em chamas e Fry entrega um extintor a Kane, que o passa para um de seus amigos. O extintor, descobrimos então, contém gasolina, e além de aumentar as chamas, leva o amigo de Kane a morte. Barry suspeita que Fry é um sabotador, mas este some sem deixar pistas e a culpa recai toda sobre o jovem operário.

Foragido da polícia, com apenas o nome de Fry e um endereço como pistas, Barry começa uma perseguição obstinada para provar sua inocência. No seu trajeto, acaba conhecendo muita gente, como Charles Tobin, um rico fascista, Pat Martin, uma jovem modelo que dá um toque romântico à aventura e outros personagens peculiares, como um cego generoso, uma família de aberrações circenses e um caminhoneiro simpático e verborrágico.

Até certo ponto do filme, é quase impossível identificar que Sabotador se trata de uma propaganda americana de guerra. Mas é isso mesmo que ele é. Alfred Hitchcock soube disfarçar muito bem os diálogos patrióticos e discursos inflamados em meio a um enredo muito bem construído e seu tão aclamado suspense. Também é possível identificar uma sutil crítica a visão de mundo da época, através de uma inversão de papéis, onde ricos são sabotadores e os marginalizados, como o cego, as aberrações de circo ou até mesmo um simples caminhoneiro se mostram honestos e gentis.

Sabotador não deixa nada a desejar para qualquer filme moderno de perseguição, cheio de correria, capturas e cenas icônicas, como aquela em que os personagens lutam pela liberdade dos EUA na tocha da Estátua da Liberdade.

Felipe Augusto Hencklain

NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 12 ANOS
Tema: Perseguição
Contém: Tensão

TRAILER