Logo e link para a página inicial do CDCC
CENTRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURAL
Facebook YouTube

Dia 17 de fevereiro de 2018, às 20 horas

Entre Deus e o Pecado

Elmer Gantry, EUA, 1960, Drama, 146 minutos
Direção: Richard Brooks Elenco: Burt Lancaster, Jean Simmons, Arthur Kennedy

Cartaz

Qual a distância entre Deus e o pecado? Para Elmer Gantry, seria difícil responder. Como bom americano, o vendedor itinerante não abre mão das bebidas, das mulheres e, acima de tudo, da religião da qual, através da sua boa eloquência, usa para cativar seus clientes. Em meio as suas viagens, Elmer acaba encontrando a Irmã Sharon Falconer, uma missionária do movimento conhecido como Reavivamento, viajando pelas cidades do interior do Kansas e pregando de uma forma mais descontraída para atrair as pessoas de volta às igrejas. Gantry, com sua lábia, logo se junta ao movimento, onde faz sucesso imediato, mas seu passado insiste em persegui-lo.

O que mais incomoda em Entre Deus e o Pecado, é a falta de um maniqueísmo nos personagens. Apesar de desonestos, eles não são de todo fraudulentos. Da sua maneira, eles realmente acreditam no que pregam, justificando sempre seus atos imorais pelo bem maior da divulgação da palavra de Deus. É impressionante como obras tão antigas se mostram tão atuais, nos chamando a atenção para a hipocrisia que atinge o meio religioso. O longa de 1960 é baseado no livro Elmer Gantry, de 1927.

O filme venceu três categorias no Oscar. Burt Lancaster, um ícone do cinema, levou o prêmio de melhor ator pelo papel de Elmer Gantry. Jean Simmons, como a Irmã Sharon Falconer, personagem baseada em Aimee Mcpherson, fundadora da Igreja Quadrangular, foi considerada melhor atriz coadjuvante. Também recebeu a premiação de melhor roteiro adaptado.

Felipe Augusto Hencklain

NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 12 ANOS
Tema: Charlatanismo
Contém: Agressão física, atos criminosos

TRAILER