Logo e link para a página inicial do CDCC
CENTRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURAL
Facebook YouTube

Dia 16 de dezembro de 2017, às 20 horas

A Felicidade Não Se Compra

It’s a Wonderful Life, EUA, 1946, Drama, 97 minutos
Direção: Frank Capra
Elenco: James Stewart, Donna Reed, Lionel Barrymore

Cartaz

Desde criança George Bailey é um espírito livre e se mostra muito bon­doso aju­dando todos ao seu redor, seja seu patrão, o qual é violento, ou o irmão, Henry Bailey, que se não fosse por ele, morreria afogado. Devido à persona­lidade altruísta, abdicou dos seus sonhos de fazer faculdade e viajar o mundo para seguir os passos do pai cuidando do negócio da família, uma firma que ajuda a classe trabalhadora da cidade e desafia a autoridade do Sr. Potter, figura mais influente no condado de Bedford Falls. Em plena guerra, um acidente faz o tio de Bailey perder oito mil dólares, ameaçando o futuro da empresa e da cidade. No Natal, frustrado pelo andar de sua vida, o protagonista decide se suicidar e Clarence, seu anjo da guarda, é incumbido de ajudá-lo mostrando como seria o mundo se ele não tivesse nascido.

O filme conquista pelo carisma dos personagens, fazendo o espectador se apaixonar por eles logo de início. Indicado ao Oscar de Melhor Filme, Melhor Ator (James Stewart), Melhor Diretor, Melhor Montagem, Melhor Mixagem de Som e eleito em 2006 como o filme americano mais inspirador da história em votação realizada pelo American Film Institute, deixando seu legado na história como um dos maiores clássicos do cinema.

Como curiosidade, em 1947, o FBI emitiu uma nota sobre o filme como uma “potencial infiltração comunista na indústria cinematográfica” porque iguala banqueiros como o personagem de Lionel Barrymore a um carrasco. Isso, de acordo com o órgão, era um truque comum usado pelos comunistas.

Iago Ribeiro Lisboa

LIVRE PARA TODOS OS PÚBLICOS
Tema: Harmonia Social

TRAILER