Logo e link para a página inicial do CDCC
CENTRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURAL
Facebook YouTube

Dia 2 de dezembro de 2017, às 20 horas

Lutero

Luther, USA, 1974, Drama, 111 minutos
Direção: Guy Green
Elenco: Stacy Keach, Hugh Griffith, Judi Dench

Cartaz

Um cavaleiro se encontra com um sacerdote dentro de uma igreja. O sacerdote se chama Martinho Lutero. O cavaleiro traz consigo um cadáver e acusa Lutero e seus ideais reformistas de serem os responsáveis pela assolação que se abateu sobre a cidade. O mesmo cavaleiro, então, quebra a quarta parede para narrar a vida do religioso.

Filho de um mineiro, o jovem alemão Martinho, seguindo a vontade de seu pai, estudava Direito. Um dia, em meio a uma tempestade, quase é atingido por um raio e, com medo, promete à Santa Ana que se sua vida for poupada, dedicará sua vida ao monastério. Atendido, Lutero cumpre a promessa e se filia a Ordem dos Agostinianos onde, buscando alcançar a salvação, se dedica às boas obras. No entanto, tais atos não confortam sua consciência. Então, o monge decide estudar Teologia e em pouco tempo torna-se doutor. Com seus estudos bíblicos, Lutero logo começa a notar falhas na doutrina católica da salvação pelas obras e, aos poucos, a questioná-la.

Nesse ano de 2017, comemora-se o aniversário de 500 anos da Reforma Protestante. No dia 31 de outubro de 1517, Martinho Lutero pregou na porta da igreja de Württemberg, na Alemanha, as suas famosas 95 teses. Tal ato de rebeldia contra o maior poder da época, Roma tomou proporções extraordinárias e seus ideais moldaram boa parte do pensamento ocidental moderno. Lutero foi parte de uma série de filmes sobre personagens famosos feitos pelo American Film Theatre. O filme é baseado na famosa peça de teatro homônima de John Osbourne e, por isso, tem várias características próprias de uma peça como, por exemplo, cenários fechados, diálogos longos e até mesmo uma pausa para intervalo na metade do filme.

Felipe Augusto Hencklain

NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 14 ANOS
Contém: Exposição de cadáver
Tema: Reforma Protestante

TRAILER