Logo e link para a página inicial do CDCC
CENTRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURAL
Facebook YouTube

Dia 28 de outubro de 2017, às 20 horas

O Piano

The Piano, Austrália, 1993, Drama, 121 minutos
Direção: Jane Campion
Elenco: Holly Hunter, Harvey Keitel, Anna Paquin, Sam Neil

Cartaz

Ada McCrathy vive as dificuldades de ser mãe solteira na Escócia do início do século XIX. Como se não bastasse, Ada é muda. Mas, como ela mesma nos narra no início do filme, “o estranho é que não me sinto muda, por causa do meu piano”. O piano em questão é uma lembrança do pai de sua filha, a esperta Flora. Forçada a se casar com o colonizador Stewart, Ada e sua filha são mandadas para a selvagem terra da Nova Zelândia. O casal não simpatiza logo de cara, mas, para piorar a situação, Stewart se recusa a transportar o piano, que fica abandonado na praia. Um outro colono, o bruto George, decide comprar o piano, com a condição de que Ada o ensine a tocar. A moça vê, então, uma oportunidade de reaver seu bem mais precioso, mas nem imagina que as aulas de piano podem levar a uma intensa relação amorosa.

O Piano já se destaca de cara ao escolher como contexto histórico a era colonial de uma ilha do Pacífico, parte da história normalmente esquecida pelo cinema. A dificuldade cotidiana na terra lamacenta e inexplorada, o convívio com os nativos semi-colonizados e, principalmente, o sentimento de solidão em uma terra tão longínqua formam um ótimo pano de fundo para o enredo.

Holly Hunter, o ponto alto do longa, recebeu, merecidamente, um Oscar por sua performance como a ambígua Ada, uma mãe durona, apegada ao passado, mas ávida pela paixão do presente. Também não se pode deixar de mencionar, é claro, a pequena Anna Pasquin, que por sua incrível atuação como Flora, se tornou, aos onze anos, a segunda pessoa mais jovem a receber um Oscar.

Felipe Augusto Hencklain

NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 16 ANOS
Tema: Relação extraconjugal
Contém: Violência, sexo, nudez, carícias e mutilação

TRAILER