Logo e link para a página inicial do CDCC
CENTRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURAL
Facebook YouTube

Dia 21 de outubro de 2017, às 20 horas

Concorrência Desleal

Concorrenza Sleale, Itália, 2000, Drama, 106 minutos
Direção: Ettore Scola
Elenco: Diego Abatantuono, Sergio Castellitto, Gerard Depardieu

Cartaz

Umberto Melchiorri e Leone Simeoni são dois comerciantes vizinhos na Roma de 1938. Umberto e sua família, típicos católicos italianos, comandam uma tradicional alfaiataria, enquanto Leone, tão italiano quanto Umberto, mas judeu, é dono de uma loja de roupas prontas e mais baratas. Ambos são rivais, usando de pequenas trapaças para conquistar a clientela do outro. O clima de rivalidade passa para o segundo plano, quando o regime fascista vigente, visando agradar a Alemanha nazista, cria uma série de leis segregacionistas que vão aos poucos marginalizando a população judaica. Em meio a rivalidade e preconceitos surge, então, uma bela amizade entre as duas famílias.

O filme todo se desenrola na rua em que vivem os comerciantes, onde são apresentados vários personagens cômicos, como o cunhado e o irmão de Umberto, o primeiro não gosta de trabalhar e o segundo é um professor antifascista. Também tem destaque o relojoeiro fugido da Alemanha, que vive caçoando do caráter dos italianos.

Com uma dose de ironia, o filme é uma experiência diferente do habitual ao tratar do tema dos regimes totalitários. Certamente, no fim das contas, podemos dizer que se trata de um drama, mas Ettore Scola o preenche com um clima de comédia italiana do início ao fim. Aliás, isso é um dos pontos mais estarrecedores do longa. No início, parece que estamos mesmo vendo uma comédia, mas, com a crescente tensão racial, a qual sentimos sem a necessidade de nenhuma cena de violência ou de campos de trabalho, vamos aos poucos nos dando conta da verdadeira intenção do filme.

Felipe Augusto Hencklain

NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 12 ANOS
Tema: Segregação racial
Contém: Baixa tensão

TRAILER