Logo e link para a página inicial do CDCC
CENTRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURAL
Facebook YouTube

Dia 12 de agosto de 2017, às 20 horas

A Faca na Água

Nóz w Wodzie, Polônia, 1962, Drama, 94 minutos
Direção: Roman Polanski
Elenco: Jolanta Umecka, Leon Niemczyk, Zygmunt Malanowicz

Cena de A Faca na Água

A Faca Na Água é o primeiro longa-metragem dirigido por Roman Polanski. O filme apresenta aspectos minimalistas e tem apenas três personagens, onde pode-se, de certa maneira, dizer que todos são protagonistas da trama. O casal composto por Krystyna e Andrzej e um jovem rapaz que ambos acabam de conhecer, jovem este que não é referido por nome algum durante todo o filme, compõem o elenco.

Krystyna e Andrzej estão viajando de carro para um píer onde planejam passar o fim de semana navegando em seu barco. Durante o percurso, quase atropelam um jovem que deseja ir para qualquer cidade que o casal passe porém, ele acaba sendo persuadido a passar o final de semana navegando com o casal. A partir desse momento o filme tem apenas o jovem e o casal em um barco rodeado por água como cenário.

Durante toda a viagem, Andrzej se mostra um homem autoritário e, por vezes, arrogante sempre que se refere ou se dirige ao jovem rapaz. Este, por sua vez, se mostra inconstante em relação a seus pensamentos, por vezes obedece a ordens de Andrzej, e em outros momentos ameaça iniciar uma briga, mas sempre procura se conter. Já Krystyna, sentindo-se atraída pelo viajante convidado, muitas vezes apoia Andrzej em suas atitudes e em outros momentos o categoriza como um homem cruel.

O clímax da história é quando a faca do viajante cai na água, a faca que o rapaz não vivia sem e que sempre estava em seu bolso e era seu bem mais valioso. Daqui para frente, Andrzej toma decisões e atitudes que influenciarão drasticamente a vida dos três personagens.

Eric Martins da Silva

NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 14 ANOS
Tema: Disputa de poder
Contém: Conteúdo sexual e violência

Após a exibição deste filme, haverá um bate-papo mediado pelos monitores do Cineclube.
Participe e dê sua opinião!

Cena do filme