Logo e link para a página inicial do CDCC
CENTRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURAL
Facebook YouTube

Dia 13 de maio de 2017, às 20 horas

A Cor Púrpura

The Color Purple, Estados Unidos, 1985, Drama, 154 minutos
Direção: Steven Spielberg
Elenco: Danny Glover, Whoopi Goldberg, Oprah Winfrey

Celie é uma criança que vive com sua irmã mais nova, Nettie, e seu padrasto, que abusa dela, no sul dos Estados Unidos em 1906. Ela tem duas filhas que são vendidas a outro casal por seu padrasto. A mais velha das irmãs é, então, oferecida para se casar com Albert, um fazendeiro viúvo que está em busca de uma mulher nova e dona de casa.

Albert queria ficar com Nettie, mas o padrasto dela ofereceu-lhe Celie, dizendo que a outra era mais preciosa. O fazendeiro se contenta com a situação e aceita a proposta. A partir deste momento, a esposa sofre inúmeras repressões, abusos e humilhações partindo de Albert e seus filhos do antigo casamento.

A vida dela não é, em nenhum momento, prazerosa, apenas quando sua irmã vai visitá-la após fugir da casa de seu padrasto, porém Albert expulsa Nettie após ver que não conseguiria ter as duas irmãs para si. Celie vive, por muitos tempo, uma vida desolada e afastada da irmã e de qualquer pessoa que se importe com ela.

Após conhecer Shug Every, a amante de Albert, e Sofia, esposa de seu enteado Harpo, a mulher infeliz agora cria esperança. Essas duas mulheres fortes dão força a ela, que começa a se enxergar como uma pessoa importante, alguém que faz a diferença na vida de muitas pessoas e que é a base da família.

Após Celie descobrir o paradeiro de sua irmã mais jovem, sua vida muda completamente de panorama e agora, ela vê um sentido na vida.

O filme trata de questões raciais, sexuais e de gênero, envolvendo abusos e discriminações das mais diversas formas, mesmo que ambientado a mais de cem anos atrás ainda é muito atual.

Eric Martins da Silva

NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 14 ANOS
Tema: Discriminação
Contém: Conflitos psicológicos e violência leve

Após a exibição deste filme, haverá um bate-papo mediado pelos monitores do Cineclube.
Participe e dê sua opinião!

TRAILER