Logo e link para a página inicial do CDCC
CENTRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURAL
Facebook YouTube

Dia 29 de abril de 2017, às 20 horas

O Garoto de Liverpool

Nowhere Boy, Reino Unido, 2009, Drama, 98 minutos
Direção: Sam Taylor Wood
Elenco: Aaron Johnson, Thomas Sangster, Anne-Marie Duff

John Lennon é um jovem que vive com os tios na cidade de Liverpool, no interior da Inglaterra, na segunda metade do século XX. Ainda longe de se tornar um dos fundadores da famosa banda britânica The Beatles, ele enfrenta problemas para aceitar as regras impostas tanto na escola quanto em sua casa.

A vida de John é abalada pela morte de seu tio George, obrigando-o a conviver com sua tia Mimi, que aparenta possuir uma grande antipatia pelo garoto. Durante o funeral de seu tio, Lennon reencontra sua mãe, que o abandonara quando tinha apenas cinco anos. Sem falar nada ela vai embora mas, com a ajuda de seu primo, o rapaz descobre seu endereço e decide fazer-lhe uma visita.

Ao receber a visita de seu filho, ela decide levá-lo para sair e lhe mostra algo que mudaria completamente a vida do jovem beatle: o Rock'n'roll. John pouco tempo depois decide montar uma banda de rock, para desgosto de sua tia, e acaba por conhecer seus futuros colegas de banda Paul e George.

The Beatles surgem na década de 1960, concomitantemente com o movimento hippie e ambos antecedidos pela Geração Beat e tornam-se parte do movimento chamado de contracultura que busca se não uma transformação da realidade e da sociedade, pelo menos uma reflexão por partes dos indivíduos. A música nesse quesito demonstra-se como um importante meio para a propagação de ideias por se permitir atingir os ouvidos daqueles que se dispõem a ouvir.

O filósofo alemão Arthur Schopenhauer classificou, no século XIX, a música como sendo a mais sublime de todas as artes pela sua capacidade de exprimir a mais alta filosofia em uma linguagem que a razão não compreende. Este talvez seja um dos méritos de John Lennon e dos demais beatles.

Miguel Lopes da Silva Filho

NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 14 ANOS
Tema: Experiência de vida
Contém: Drogas lícitas e conteúdo sexual

Após a exibição deste filme, haverá um bate-papo mediado pelos monitores do Cineclube.
Participe e dê sua opinião!

TRAILER