Logo e link para a página inicial do CDCC
CENTRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURAL
Facebook YouTube
logo do EEC

II Encontro de Educadores em Ciências

14 e 15 de setembro, CDCC/USP, São Carlos(SP)

Trabalhos aceitos

Em ordem alfabética do autor apresentador

  1. Adriana Costa de Souza
    UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O ESTUDO DA GEOMETRIA POR MEIO DE BOLHAS DE SABÃO
  2. Adriana Moreira Pachele
    ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  3. Adriano Ribeiro Pereira
    CONSTRUÇÃO E OPERAÇÃO DE UMA COLUNA DE DESTILAÇÃO DIDÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO
  4. Adriele Ribeiro dos Santos
    ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: MAPEAMENTO DE DISSERTAÇÕES E TESES DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
  5. Alice Gonçalves Teixeira
    Sala de aula invertida: O uso de uma rede social para a aplicação de uma recente metodologia de ensino, na disciplina de Química.
  6. Aline Fabiane da Silva
    HORTAS ESCOLARES: UMA ANÁLISE QUANTO A SUA IMPLANTAÇÃO E RELEVÂNCIA NA REDE MUNICIPAL DE SÃO CARLOS
  7. Ariane Carolina da Rocha
    Palestra interativa de Química para contribuição da divulgação científica
  8. Arieli Matos da Silveira
    QUÍMICA FORENSE NO ENSINO DE QUÍMICA: O QUE NOS DIZ A LITERATURA?
  9. Beatriz Araújo da Silva
    Caça ao lixo: Um relato de valorização do meio ambiente na Educação Infantil
  10. Célia Ap.Sammarco Danieli
    INVESTIGANDO CORES E MISTURAS
  11. Cláudia Helena Paulino Bogas
    PROJETO PERPETUANDO A ESPÉCIE
  12. Daniela Marques Alexandrino
    O ESTADO DA ARTE NO ENSINO DE QUÍMICA: O QUE NOS DIZEM OS PERIÓDICOS NACIONAIS
  13. Diany Akiko Nakamura
    SUSTENTABILIDADE ENTRE ÁGUA E ENERGIA ATRAVÉS DA METODOLOGIA WEBQUEST- DADOS PRELIMINARES
  14. Dirlene Isabel Sebin
    ESPELHO, ESPELHO MEU...
  15. Edilberto Felix da Silva
    TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: FUNCIONAMENTO EM AULAS DO ENSINO MÉDIO
  16. Eliana Vera Hunyady Mangucci
    O despertar do ensino das Ciências Matemática e Física com a utilização de jogos para a Educação Infantil
  17. Eliane de Oliveira Martins Gonçalves
    Projeto: Cabeça de Vento
  18. Elis Laura Pinto Garcia
    A POLISSEMIA DA CATEGORIA CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: POSSIBILIDADES E LIMITES
  19. Elizandra Paulino dos Santos
    ENSINO DE GENÉTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA UTILIZANDO TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
  20. Emerson Pereira da Silva
    PIBID: A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM
  21. Fabiane Elidia Dias
    BLOGS NA PROMOÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO MÉDIO DE QUÍMICA
  22. Fabiano Morezi de Andrade
    PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL SERPENTES EM FOCO: CONSERVAÇÃO DE SERPENTES NO MUNICÍPIO DE ITANHAÉM - SP
  23. Fernando José Godoy Osio
    AVENTURAS NA GASTRONOMIA: PROJETO MASTERCHEF 2018
  24. Gabriel Camargo
    UMA VIAGEM PELO COMPORTAMENTO ANIMAL: RELATO E OPORTUNIDADES DE ENGAJAMENTO
  25. Gabriel Scoparo do Espirito Santo
    Abordagem CTSA para formação ética nas aulas de física
  26. Guilherme Balestiero da Silva
    O exercício do raciocínio moral no ensino de ciências a partir da leitura de uma história em quadrinhos (HQ)
  27. Igor Augusto de Carvalho Godoi
    O USO DE PLATAFORMAS DIGITAIS COMO COMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA
  28. Isabel Dias da Rocha Clementino
    TRILHA SOCIOECOLÓGICA DO SALTO BELO: UMA PROPOSTA DE JOGO PARA AÇÕES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA
  29. Israel Rosalino
    Aplicação do Método Investigativo em Aulas de Química Geral
  30. Jean dos Santos
    Projeto Show da Física: um relato de experiência dos últimos 10 anos
  31. João Víctor de Araujo Lima
    DIAGNOSTICANDO OBSTÁCULOS PEDAGÓGICOS INICIAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA/ SURDEZ
  32. Laís Calixto Santos Sipahi
    CONSTRUÇÃO DE FILTRO DE AREIA E DE ASPIRADOR DE PÓ CASEIRO PARA UTILIZAÇÃO EM AULA PRÁTICA SOBRE FILTRAÇÃO
  33. Lérida de Oliveira
    BRINCAR E APRENDER: O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DE UM JOGO EDUCATIVO
  34. Letícia Rabelo Varison
    COPO COM CORES – CIÊNCIA COLORIDA
  35. Lídia Maria Pigatto Lothério
    PROJETO LOUVA A DEUS
  36. Loryne Viana de Oliveira
    SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE NA PERSPECTIVA DO CICLO DE RESPONSABILIDADE
  37. Lucas Souza de Oliveira
    EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ÊNFASE EM RESÍDUOS SÓLIDOS
  38. Mábily Otto de Souza
    Projeto B.E.A.B.A das Ciências
  39. Marcia Regina Balbino
    O FANTÁSTICO MUNDO DAS ANGIOSPERMAS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA, PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS, FUNDAMENTADA NA TEORIA DA AÇÃO MEDIADA (TAM)
  40. Marcos Henrique de Paula Dias da Silva
    Alice no País do Quantum: do livro paradidático a um micromundo computacional
  41. Marcus Vinicius Cunha Andrade GouvêaA UTILIZAÇÃO DE JOGOS LÚDICOS PARA O ESTUDO DE SISTEMA CARTESIANO E GEOMETRIA NO ENSINO DA MATEMÁTICA
  42. Maria Beatriz Góes
    PREVENÇÃO ÀS DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS (DST): UM PANORAMA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA
  43. Maria Eduarda Vizotto
    AÇÕES DISCURSIVAS PRÓ-ARGUMENTAÇÃO EM UM CLUBE DE CIÊNCIAS VIRTUAL
  44. Maria Helena da Silva Leal
    PROJETO 1, 2, 3 SÃO BOLINHAS DE SABÃO
  45. Mariana Ruiz Payno Fernandes
    ANÁLISE DE RECURSOS METODOLÓGICOS QUE VISAM A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NO ENSINO REGULAR DE QUÍMICA
  46. Marina de Cássia Bertoncello Limoni
    CARACOL DE JARDIM
  47. Mikeas Silva de Lima
    LETRAMENTO GRÁFICO: PERSPECTIVAS PRESENTES EM AÇÕES NO ENSINO DE QUÍMICA
  48. Patrícia de Moura
    SEQUÊNCIA DIDÁTICA ENQUANTO INSTRUMENTO MOTIVADOR PARA ENSINAR CIÊNCIAS
  49. Patrícia F. de O. Cabral
    PLANEJAMENTO DE SLIDES PARA EXPOSIÇÃO ORAL NO ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA
  50. Pedro Henrique da Silva Vieira
    VIDA DE BIÓLOGO – UMA TARDE DE EXPERIÊNCIAS
  51. Poliana Garcia Corrêa“PROJETO IMUNOLOGIA NAS ESCOLAS”: OITO ANOS DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS ESTADUAIS
  52. Rafael Carlin
    Contribuições da filosofia da linguagem para o ensino de conceitos das ciências
  53. Rafael Yuri Yamamoto
    PROJETO FÍSICA MAIS QUE DIVERTIDA
  54. Roberta Maria Monteiro de Souza
    OFICINA DE FÍSICA COMO FORMA DE DESPERTAR O INTERESSE PARA A COMPREENSÃO DOS FENÔMENOS NATURAIS
  55. Romário Pereira da Costa
    LEI 10.639/03: OBSERVANDO O PROJETO PEDAGÓGICO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA
  56. Sergio Luiz Maximo
    O uso do Método Educacional Psicodramático para refletir sobre o livro didático de química
  57. Sofia Valeriano Silva Ratz
    PROPOSIÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA SOBRE MORCEGOS
  58. Thaís Ferreira da Costa
    METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DA MATEMÁTICA
  59. Thamires Valadão Gama¹,
    ESTUDO DE CADO EM AULAS DE CIÊNCIAS: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESEVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
  60. Thaynara Pereira Coelho Americano
    “Não é magia, é ciência”: um relato de experiência de uma oficina para a Educação Infantil
  61. Vivian Cordeiro Parra
    CONTRIBUIÇÕES PARA UM PERFIL CONCEITUAL SOBRE LIGAÇÃO QUÍMICA: UMA REVISÃO DE PERFIS PARA OUTROS CONCEITOS QUÍMICOS
  62. Wander Pinto de Oliveira
    DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E SUSTENTABILIDADE: UMA ANÁLISE PRELIMINAR DA ABORDAGEM DOS CONCEITOS NA PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULO