Logo e link para a página inicial do CDCC
CENTRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURAL
Facebook YouTube
logo do EEC

II Encontro de Educadores em Ciências

14 e 15 de setembro, CDCC/USP, São Carlos(SP)

Palestra

14 de setembro de 2018, sexta-feira, às 19h30
Auditório do CDCC

Além da sala de aula
como os aspectos socioeconômicos influenciam o desempenho e a motivação dos estudantes

Profa. Dra. Luciana Massi
(UNESP/Araraquara)
[Currículo Lattes]

Muitos professores acreditam que a solução para os problemas de motivação e aprendizagem poderiam ser encontrados em metodologias e estratégias inovadoras para o ensino.

Mas será mesmo possível solucionar o problema da motivação exclusivamente através de ações dos professores em sala de aula? Por que será que alguns alunos são mais motivados que outros?

Uma melhor compreensão desse quadro exige que essas questões sejam pensadas em um contexto mais amplo.

Apresentaremos, nesta palestra, a perspectiva sociológica de Pierre Bourdieu, que possibilita uma releitura sobre o papel da educação na sociedade e sobre os processos de ensino-aprendizagem. Em sala de aula, ela ajuda o professor a repensar suas estratégias de ensino e sua forma de avaliação, considerando as características dos alunos que atende. Em uma perspectiva mais ampla, contribui para combater a “culpabilização” que o professor vem sofrendo diante dos fracassos escolares, ao mostrar que, apesar de extremamente importante, ele não é o único capaz e responsável pelas melhorias educacionais almejadas pela sociedade. Para construir essa argumentação, nesta palestra, inicialmente, apresentaremos de modo breve os princípios gerais da teoria bourdiana, em seguida, vamos aplicá-los para entender a realidade escolar, trazendo exemplos nacionais e da área de ensino de ciências e química, e, por fim, apontaremos caminhos que podem ajudar a pensar em possibilidades de melhoria para a escola e a ação docente em relação ao ensino em geral e às disciplinas científicas.